No artigo de hoje, vamos dar-lhe a conhecer e tentar explicar, da melhor forma possível, o que é e em que consiste o movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early). Vamos lá!
O que é o FIRE
Muito resumidamente, o FIRE, acrónimo de Financial Independence, Retire Early (traduzido para português: independência financeira e reforma antecipada), consiste em poupar, trabalhar e viver uma vida muito regrada durante alguns anos (os peritos apontam para entre 10 a 15 anos) da vida ativa para que, desse modo, seja possível antecipar a reforma, atingindo assim a independência financeira. Entende-se por independência financeira quando possuem ativos suficientes para cobrir as vossas despesas anuais, considerando a taxa de utilização de 4% (de seguida já explicamos melhor a regra dos 4%) do valor acumulado, sem necessitarem de trabalhar (podem calcular aqui);
História do movimento FIRE
O movimento FIRE começou, no ano de 1992, com um livro chamado Your Money or Your Life (traduzido para português em 2020 – O Dinheiro ou a Vida) de Vicki Robin e Joe Dominguez. Mais recentemente, o movimento explodiu vivamente através das partilhas do Mr. Money Mustache no seu blog. Desde então, o movimento tem crescido de uma forma verdadeiramente impressionante em todo o mundo e são cada vez mais os Millennials (e não só) a procurar a tão desejada reforma antecipada.
Conceitos chave do FIRE
O movimento FIRE assenta em quatro pilares basilares:
- Redução ao máximo das despesas através da frugalidade e da criatividade na gestão das despesas;
- Consumo sustentável e ambientalmente responsável;
- Poupança e investimento de uma percentagem significativa dos rendimentos durante os anos de trabalho;
- Independência financeira e possibilidade de reforma antecipada, vivendo dos ativos acumulados.
Como se calcula o FIRE e regra dos 4%
O movimento FIRE está alicerçado num estudo feito pela Universidade Trinity (Texas), nos Estados Unidos da América, que também é conhecido pela regra dos 4%.
Em primeiro lugar, devem calcular quanto dinheiro precisam para viver por ano (alimentação, alojamento, roupa, bens essenciais, saúde… devem englobar tudo neste cálculo!!!), multiplicando depois esse valor por 25. O resultado final, será o montante que precisam de juntar de forma a atingir a independência financeira.
Não entenderam bem? Considerem o seguinte exemplo prático: se precisam de 800 euros por mês para TODAS as vossas despesas, multiplicando esse valor pelos 12 meses do ano dá um valor total de 9.600 euros. Continuando o cálculo e multiplicando 9.600 euros por 25, obterão um total de 240.000 euros. Neste exemplo, o objetivo passa por conseguir juntar 240.000 euros o quanto antes e, durante esse período de poupança, ir investindo esse dinheiro em produtos financeiros (por exemplo, em ETFs, ações ou, até mesmo, em investimentos imobiliários).
O facto de possuírem esse montante de dinheiro aplicado neste tipo de investimentos, permitir-lhes-á um resgate anual (seguro) de 4%, que equivale aos 9.600 euros que precisam anualmente (continuando com o exemplo de quem vive com 800 euros mensais).
De acordo com o Estudo Trinity, a rentabilidade anual destes investimentos suporta o resgate de 4% ao ano, permitindo que o dinheiro continue a crescer, mesmo com o levantamento anual (o nome oficial é taxa segura de retirada).
Conclusão
Agora que já ficaram a saber o que é e em que consiste o famoso movimento Financial Independence, Retire Early (FIRE) e, acima de tudo, como calcular o valor necessário para atingir a tão desejada independência financeira (segundo este “estilo de vida”), agarrem na vossa calculadora, determinem as vossas despesas mensais com exatidão e descubram qual é o valor que precisam de juntar para atingir o FIRE. O valor dos vossos cálculos é demasiado grande? Não se preocupem! Dividam esse valor em pequenas metas e tentem atingir cada uma delas aos poucos e poucos. E não se esqueçam, comecem a investir o vosso dinheiro assim que lhes for possível (aproveitem e leiam o artigo “7 formas de investir com pouco dinheiro“). O importante é começar, o quanto antes!